O coronavírus trouxe muitos impactos para toda sociedade. Muitas mudanças ocorram nesse período de vírus, pandemia e lockdown, novos comportamentos foram implementados e adaptados a nossa rotina. Com isso, o comportamento de consumo dos consumidores também foi alterado. Já era de se espera, não é mesmo?!
Maiores transformações no consumo
A equipe do Think with Google fez uma pesquisa que revelou as principais mudanças no consumo dos consumidores Veja quais são elas:
Crescimento do e-commerce e delivery
Devido ao risco de contágio pelo vírus, muitas pessoas começaram a aderir ao e-commerce e delivery para assegurarem que não estariam expostas.
Essa tendência de crescimento já estava prevista para acontecer dentro de alguns anos, mas com o fechamento do comércio físico essa tendência virou um hábito que promete se estender mesmo após a pandemia.
Consumo consciente
A pandemia mudou um dos hábitos mais comuns da vida dos brasileiros: compras compulsivas. Estar em casa fez com que as pessoas começassem a pensar no que precisam e não no que querem comprar.
Comércio local
O estudo aponta que 40% dos consumidores começaram a comprar mais de comércios locais desde o início da pandemia. Uma ótima oportunidade para que os pequenos negócios possam se consolidar no mercado, principalmente no digital.
Logística
O número de pedidos online cresceu muito nos últimos anos devido ao aumento de brasileiros conectados, mas, como já abordamos, outro motivo que fez com que as pessoas migrassem para o online foi a segurança.
Como essas mudanças podem afetar a sua empresa?
Por fim, agora que você já viu o quanto esse período de pandemia mudou os hábitos de consumo das pessoas, aposte em: entregar produtos de qualidade, criar um relacionamento com seu cliente e investir em produtos personalizados para reforçar sua marca no mercado.
Veja os materiais impressos que não podem faltar no seu e-commerce ou delivery!