Fechar vendas é uma das partes mais importantes para que qualquer empresa sobreviva no mercado. Mas, viver de indicações ou dos clientes já conquistados não é uma boa escolha para empresas que desejam crescer.
Portanto, a melhor opção é a captação de clientes, método utilizado por empresas de diversos tamanhos que visam o crescimento constante da companhia.
Mas, afinal, o que é captação de clientes?
Para ficar mais fácil, troque a palavra “captação” por seus sinônimos, como: “atrair”, “conquistar” ou “obter”. Dessa forma fica nítido que a captação de clientes é uma busca por pessoas que estejam dispostas a comprar da sua empresa.
Ou seja, a proposta é criar o maior número de oportunidades possível para que os clientes conheçam sua empresa e fechem negócio.
Como captar os clientes certos?
Separamos X dicas práticas para que você consiga conquistar os clientes ideais, veja:
- Seja claro ao falar da sua proposta
Ainda hoje, existem pessoas que acreditam que por falarem termos técnicos e dar explicações complexas sobre seus produtos e serviços agregarão valor para o cliente, o que, talvez, funcionasse algum tempo atrás.
Mas, hoje, é preciso ser o mais claro e objetivo possível ao falar dos benefícios da sua empresa e como ela poderá ajudar o seu cliente.
- Entenda quem é a sua persona
Conhecer a sua persona, ou seja, conhecer quem é a pessoa que vai comprar de você deixará sua estratégia para captação de cliente ainda mais precisa.
Quando falamos sobre conhecer sua persona, estamos dizendo sobre saber dados, comportamentos, dúvidas e até mesmo o que ela espera ao contratar uma empresa como a sua. Isso vai impactar diretamente na mensagem que você irá transmitir para ele.
- Participe de eventos
Participar de eventos relacionados ao seu nicho é uma ótima maneira para captar clientes. Além de mostrar um pouco sobre o que sua empresa faz e criar conexões profissionais, nos eventos é possível marcar reuniões e fechar negócios rapidamente.
- Faça parcerias
Quando pensadas de forma estratégica, as parcerias trazem resultados rápidos e com menor esforço para a empresa. Além disso, outro benefício das parcerias para a captação de clientes é o baixo Custo por Aquisição de Cliente (CAC), algo importantíssimo para vida financeira de uma empresa.
- Recomendações
Como falamos, uma empresa não pode sobreviver apenas de indicações e dos clientes que já possui, mas o fato é que pessoas que já compraram o seu produto ou adquiriram seu serviço tem um grande poder de convencer outras pessoas a se tornarem clientes.
Diante disso, criar um sistema de pontuação, por exemplo, para incentivar os seus clientes a fazerem recomendações é uma ótima opção.
Conclusão
Por fim, captar os clientes certos não é uma tarefa tão difícil quanto parece, basta seguir essas dicas práticas e ter constância na sua estratégia. Gostou? Siga nossas redes sociais, Facebook e Instagram, e acompanhe nossos posts.