Começou a empreender agora e está sem saber por onde começar? Pode deixar que a gente te dá uma mãozinha. Continue lendo esse artigo e saiba como tirar do papel o seu sonho de criar uma marca de sucesso.
Mas, afinal, como criar uma marca de sucesso?
Pontapé
As marcas precisam ter traços como: personalidade, tom de voz, propósito, enfim, características que vão além dos produtos, fazendo com que as pessoas se conectem a marca e comprem dela também pelo diferencial que a empresa oferece.
Público-alvo e concorrência
O importante nessa fase é que o empreendedor entenda que é necessário fazer pesquisas para entender quem é o público-alvo dele.
As pessoas costumam dizer que atendem todos os tipos de público, mas para entender quem é o seu cliente em potencial você deve se perguntar “Quem é o público majoritário que eu pretendo atender?”. O momento de pesquisa se divide basicamente em três etapas, sendo elas:
Conhecer sua estratégia de negócio: entender o que vai oferecer, como e com qual diferencial;
Conhecer o cliente: quem é ele, o que é importante para ele, o que ele enxerga em relação ao produto, qual dor o seu produto resolve;
Entender como o mercado funciona: saber se o mercado tem concorrência, o que eles fizeram que deu certo, o que você pode fazer diferente para se destaca.
Estabelecimento de metas
Uma sugestão para conseguir estabelecer metas é fazer uma lista com cinco ações tangíveis que você quer perseguir nos primeiros meses ou no primeiro ano do seu negócio. A criação dessa lista irá te ajudar a não perder o foco do que é mais importante para o seu público e para o seu negócio.
Nome da empresa
Essa parte não é uma tarefa simples, o nome da sua empresa é parte fundamental para a construção da sua marca, pois, assim como os seres humanos, a sua marca vai carrega-lo pela vida inteira.
Após pensar em um nome, pesquise se ele já não existe no registro de uso da marca dentro do setor que você atua.
Sua identidade
Toda marca precisa de uma assinatura, algo que represente visualmente sua marca, como: cores, fontes, símbolos e outros. Mas, a cara da sua marca vai além do conteúdo visual, é importante definir no que sua marca irá ser autoridade e como expor isso para o público. Você irá trazer dados de pesquisas? Ou sua marca terá um tom mais brando e divertido? Isso vai depender do seu público-alvo – idade, gênero, local onde mora, outros.
Como já falamos anteriormente, o público está em busca de se conectar com marcas que tenham um propósito e agregam valor para o mundo de alguma forma.
Comece hoje mesmo fazendo a gestão da sua marca e ajude o seu negócio a cresce.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais, Facebook e Instagram, e seja um dos primeiros a ver os nossos conteúdos.