Há pessoas que dizem que impressão é impressão, mas não é exatamente assim. É preciso conhecer os dois modelos de gráfica para escolher o melhor para imprimir o seu projeto.
Se você tem dúvidas a respeito da diferença de gráfica rápida (impressão digital) e gráfica industrial (impressão offset), continue lendo esse artigo e saiba mais sobre o assunto.
Gráfica Industrial (Offset) – história
O sistema de impressão offset surgiu na metade do século XX e é caracterizado por um processo indireto. Ou seja, utiliza matrizes a partir de chapas de alumínio que servem como meio de gravação e transferência de imagem para o substrato. As cores utilizadas nesse sistema de impressão são CMYK, são impressas uma a uma e formam as imagens por adição da pigmentação das cores.
O sistema industrial (offset) é o método mais utilizado, pois permite alta qualidade, impressão em diversos substratos (superfícies) e gramaturas, do papel ao poliestireno (plástico).
Gráfica rápida (Digital) – história
O sistema de impressão digital é resultado de grandes avanços tecnológicos. Esse tipo de impressão elimina grande parte da mecânica e, em equipamentos mais modernos, as cores são impressas de uma única vez, ou seja, não há intermediários entre a tinta e o substrato. Portanto, os custos de acerto da máquina são reduzidos e há possibilidade de impressão de poucas unidades.
Além da possibilidade de imprimir poucas tiragens (quantidades), esse sistema vem sendo bastante utilizados para provas de impressão e impressão de dados personalizados.
Qual método é o melhor para o meu projeto?
Os dois formatos de gráfica são importantes e úteis, mas cada um deles apresentam vantagens específicas em função das necessidades do seu projeto.
Para impressão de grandes quantidades, centenas ou milhares, ou necessidade de impressão em uma cor Pantone e tintas especiais, como: metálico ou fluorescente, a impressão offset é a melhor opção.
Mas, se o prazo é curto e o número de impressos for pequeno ou houver variação de dados, como: endereços, a impressão digital é a melhor solução.
Afinal, qual tipo de gráfica a M3 se enquadra?
Nós somos uma gráfica mista, ou seja, desenvolvemos projetos de pequenas e grandes quantidades, portanto, o nosso sistema de impressão agrupa diversos processos, como: offset e digital.
O nosso objetivo é explorar as principais vantagens dos dois sistemas e, principalmente, conseguir atender à necessidade dos mais diversos tipos de clientes e suas demandas.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e siga nossas redes sociais, Facebook e Instagram.