Normalmente solicitados por agências e designers em geral, é normal pessoas fora da área não saberem o que issosignifica.
Entretanto, esses arquivos são extremamente importantes para uma boa qualidade gráfica das artes criadas, desde um post para redes sociais até uma fachada a ser colocada em uma empresa.
Arquivos editáveis e não editáveis, geralmente, possuem formatos de arquivos característicos, existem exceções é claro.
O formato de um arquivo é o jeito como o arquivo foi criado ou codificado, dependendo deste formato, há um mais programas específicos que podem entender, reconhecer ou ler aquele determinado arquivo.
Sabendo disso, você pode compreender e identificar de forma mais fácil se um arquivo é ou não editável, lembrando que há exceções que iremos explicar mais à frente.
Antes vamos entender o que são arquivos NÃO editáveis.
Arquivos Não Editáveis
Uma foto de várias pessoas, por exemplo, você não pode simplesmente clicar e arrastar a imagem somente de uma pessoa específica e removê-la da foto.
Terá que selecionar TODO o contorno da pessoa e ao remover ficará um buraco na imagem, porque o fundo da foto não é separado das pessoas, é tudo junto.
Agora tente aumentar a imagem dessa pessoa da foto, quanto mais você aumentar, mais a imagem perde qualidade, ficando desfocada ou com pequenos quadradinhos que chamamos de pixels.
Exemplos de arquivos mais comuns que COM CERTEZA NÃO SÃO EDITÁVEIS
- JPEG
- PNG
- HEIC
- JPG
- GIF
Arquivos editáveis
Possuem esse nome porque seus elementos podem ser separados, esticados e alterados, sem perder qualidade de imagem.
Arquivos editáveis normalmente vêm em formatos de arquivos característicos. Portanto, esses formatos podem ser abertos por um ou mais programas específicos.
Exemplos mais comuns de arquivos que PODEM ser editáveis
- AI
- CDR
- EPS
- PSD
- PDF (se tiver sido criado para ser editável)
Ainda ficou com dúvidas? Fale com os nossos especialistas!